(Luzitânia Silva)
Ela me perguntou um dia, olhando-me com curiosidade e
excitação... Parecia uma garotinha questionando ao pai com aqueles
olhos-azuis-inquisitivos-brilhantes o porquê de as estrelas estarem no céu, tão
distantes e tão lindas. Ela fez a pergunta mais inusitada pra mim, no momento.
Ela quis saber (pasmem!) como se ama à distância. Fiquei sem palavras por um
instante. Talvez ela pensasse que eu não soubesse a resposta. Ledo engano. Eu
sabia desde o princípio, apenas precisava achar as
palavras adequadas para descrever...
Parei.
Pensei. Era difícil explicá-la, contudo tão fácil e natural sentir. Fechei os
olhos e notei seu olhar em mim. Experimentei desnudar um pouco de minha alma.
Abri meus olhos e os direcionei a ela. Sua boca parecia seca e o olhar se
encontrava apreensivo. Deixei as palavras escorregarem, saírem vagarosamente,
como um bom vinho que deve ser degustado.
Falei a ela que amar, à distância ou de pertinho, é uma sensação
indescritível. Qualquer um pode amar, é intrínseco ao ser, mas infelizmente nem
todos deixam o amor ser revelado, nem todos sabem lidar com isso. Amar, quando
se está próximo, pode parecer mais fácil (e é) quando há troca. Quando não há,
o mundo parece desmoronar, os dias parecem menos tenros.
Quando se está longe é um pouco mais complexo, todavia se há
reciprocidade é mais fácil suportar (porém não é tão fácil assim). Sente-se
saudade quase o tempo todo (se não o tempo todo) da pessoa amada, das palavras,
da companhia, do cheiro, do toque, da conversa, das coisas boas e não tão boas
assim, como é o caso das briguinhas.
Quando está longe há uma predisposição maior a sentimentos
mesquinhos como a inveja e ciúmes. Você passa a ter um sentimento de posse
desnecessário, uma inveja e ciúme terrível (e completamente bobo) das pessoas
que podem olhar o ser amado de pertinho, dar um “oi” despretensioso na rua, um
aperto de mão, um abraço amigável, dirigir a palavra ou só vê-lo. É uma miscelânea
de sentimentos e emoções que poeta nenhum consegue delinear. Amar alguém
distante também propicia uma maior maturidade, onde a confiança passa a ser
ainda mais importante, haja vista que se encher de caraminholas pode propiciar
muita tristeza.
É algo para ser sentido com toda a pureza de alma, com toda
entrega, com todo afeto possível. Ama-se à distância ou de pertinho com o
coração, sem se apegar a minúcias, sem esquecer-se de se amar.
Ela me sorriu depois de minhas palavras, parecendo me entender.
Não sei se a convenci, mas sei que o meu coração aquiesceu de tanto amor ao
vê-la na webcam.