quinta-feira, 29 de junho de 2017

Amar à distância


(Luzitânia Silva)

Ela me perguntou um dia, olhando-me com curiosidade e excitação... Parecia uma garotinha questionando ao pai com aqueles olhos-azuis-inquisitivos-brilhantes o porquê de as estrelas estarem no céu, tão distantes e tão lindas. Ela fez a pergunta mais inusitada pra mim, no momento. Ela quis saber (pasmem!) como se ama à distância. Fiquei sem palavras por um instante. Talvez ela pensasse que eu não soubesse a resposta. Ledo engano. Eu sabia desde o princípio, apenas precisava achar as palavras adequadas para descrever...
Parei. Pensei. Era difícil explicá-la, contudo tão fácil e natural sentir. Fechei os olhos e notei seu olhar em mim. Experimentei desnudar um pouco de minha alma. Abri meus olhos e os direcionei a ela. Sua boca parecia seca e o olhar se encontrava apreensivo. Deixei as palavras escorregarem, saírem vagarosamente, como um bom vinho que deve ser degustado.
Falei a ela que amar, à distância ou de pertinho, é uma sensação indescritível. Qualquer um pode amar, é intrínseco ao ser, mas infelizmente nem todos deixam o amor ser revelado, nem todos sabem lidar com isso. Amar, quando se está próximo, pode parecer mais fácil (e é) quando há troca. Quando não há, o mundo parece desmoronar, os dias parecem menos tenros.
Quando se está longe é um pouco mais complexo, todavia se há reciprocidade é mais fácil suportar (porém não é tão fácil assim). Sente-se saudade quase o tempo todo (se não o tempo todo) da pessoa amada, das palavras, da companhia, do cheiro, do toque, da conversa, das coisas boas e não tão boas assim, como é o caso das briguinhas.
Quando está longe há uma predisposição maior a sentimentos mesquinhos como a inveja e ciúmes. Você passa a ter um sentimento de posse desnecessário, uma inveja e ciúme terrível (e completamente bobo) das pessoas que podem olhar o ser amado de pertinho, dar um “oi” despretensioso na rua, um aperto de mão, um abraço amigável, dirigir a palavra ou só vê-lo. É uma miscelânea de sentimentos e emoções que poeta nenhum consegue delinear. Amar alguém distante também propicia uma maior maturidade, onde a confiança passa a ser ainda mais importante, haja vista que se encher de caraminholas pode propiciar muita tristeza.
É algo para ser sentido com toda a pureza de alma, com toda entrega, com todo afeto possível. Ama-se à distância ou de pertinho com o coração, sem se apegar a minúcias, sem esquecer-se de se amar.

Ela me sorriu depois de minhas palavras, parecendo me entender. Não sei se a convenci, mas sei que o meu coração aquiesceu de tanto amor ao vê-la na webcam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário