sexta-feira, 27 de julho de 2018

A importância da alimentação saudável


Ana, uma garotinha de onze anos, com aparente quatorze, loira, dos cabelos encaracolados e olhos amendoados, foi visitar sua amiga, Cátia, de doze anos que morava próxima a sua residência.
Após conversarem, brincarem, rirem a tarde toda, com consentimento da mãe de Cátia, resolveram sair para comer algo na pracinha propínqua. Sua amiga optou por salada de frutas, já Ana, como de costume, preferiu um cheeseburguer com batata-frita e refrigerante para acompanhar. Posteriormente, ao voltarem para casa, Ana, enjoada, começou a sentir dor de cabeça, dificuldade de respirar e tontura. Tiveram que parar no percurso, visando a melhora desta, contudo não obtiveram êxito. Um senhor que notava o ocorrido, ofereceu carona até o hospital e, mesmo hesitante, ela concordou. Seus pais foram acionados imediatamente, mesmo Ana acreditando ser apenas um mal estar passageiro.
Chegando ao hospital, ela foi logo atendida, queixando-se também de dor no peito e visão embaçada. Seus pais a acompanharam na consulta. Após os procedimentos necessários terem sido realizados, como a medição da pressão arterial, o médico relatou que o problema poderia estar relacionado à hipertensão, explanou a necessidade da alimentação balanceada, especialmente porque Ana e os pais aparentavam estar com sobrepeso. Ele ainda a encaminhou para um nutricionista e endocrinologista almejando melhor diagnóstico. Alertou ainda que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a hipertensão arterial é responsável pela morte de 9,4 milhões de pessoas por ano, em todo mundo, além de estar relacionada com 45% dos ataques do coração e 51% dos derrames cerebrais.
Depois do ocorrido, todos aprenderam a lição e passaram a valorizar a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos, afinal, mudanças no estilo de vida são fundamentais.


(Luzitânia Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário